segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Arte Concreta ou Concretismo

  O Concretismo foi um movimento vangardista surgido em 1950, inicialmente na música e depois na poesia e nas artes plásticas.
 A partir da década e 1960, poetas e músicos do movimento passaram a se envolver em temas sociais, surgindo várias tendências pós ou neo - concretistas.
 O concretismo é uma tendência dentro da pintura abstrata que se desenvolve durante os anos de 1930 a partir da obra de Styler, os futuristas e Kandisky em torno do pintar suíço Max Bill (1908 - 1994).
O termo '' arte concreta'' foi introduzida por vez, primeira por Theo Vão Doesburg em seu ''Manifesto de arte concreta''.

                                                   Pinturas de Arte Concreta

                                                                                   
                                         

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Futurismo

  O futurismo é um movimento artístico e leterário, que surgiu oficialmente em 20 de fevereiro de 1909 com a publicação do Manifesto Futurista, pelo poeta italiano Filipo Marinetti, no jornal francês Le Figaro.
    Os primeiros futuristas europeus também exaltavam a guerra e a violência. O Futurismo desenvolveu-sse em todas as artes e influenciou diversos artistas que depois fundaram outros movimentos modernistas.
    A pintura Futurista foi explicitada pelo cubismo e pela abstração, mas o uso de cores vivas e contrates e a sobreposição das imagens pretendia dar a ideia de dinâmica, deformaçãoe não-materialização por que passam os objetos e o espaço quendo ocorre a ação.
   Para os artistas do futurismo os objetivos não se concluem no contorno aparente e os seus aspectos interpenetram-se continuamente a um só tempo.

                                                   Pinturas do Futurismo



        Futurismo no Brasil

   O futurista influenciou diversos artistas que depois fundaram outros movimentos modernistas, como Oswald Andrade e Anita Malfatti, que tiveram contato com o Manifesto Futurista e com Marinetti em viagens à Europa já em 1912.
   O futurismo enfraqueceu após a Primeira Guerra Mundial, mas seu espírito rumoroso e inquieto refletiu no dadaísmo, no concretismo, na tipografia moderna e no design gráfico pós-moderno.

Dadaísmo

  O movimento Dadá(Dada) ou Dadaísmo foi uma vanguarda moderna iniciada em Zurique, em 1916, no chamado Cabaret Voltarie, por um grupo de escritores e artísta plásticos, dois deles desertores do serviço militar alemão e que era lederado por Tristan Tzara, Hugo Ball e Hans Arp.
    A princípio, o movimento não envolveu uma estética específica, mas talvez as formas principais da expressão dadá tenham sido o poema aleatório e o ready-made. Sua tendência extravagante e baseada no acaso serviu de base para o surgimento de inúmeros outors movimentos artístico so século XX, entre eles o Surrealismo, a Arte Conceitual, a Pop Art e o Expressionismo Abstrato.
   O fim do Dada como atividade de grupo ocorreu por volta de 1921.
   O principal problema de todas as manifestações artística estava, segundo os dadaístas, em almejar algo que era impossível: explicar o ser humano. Na esteira de todas as outras afirmações retumbantes, Tzara decreta: '' A obra de arte não deve ser a beleza em se mesma, porque a beleza está morta''.
  A pintura dadaísta foi um dos grandes mistérios da história da arte do século XX. Os pintores deste movimento, guiados ppor uma anarquia instintiva e um forte nihilismo, não hesitaram em anular as formas, técnicas e temas da pintura, tal como tinham sido entendidos até aquele momento. Um exemplo disso eram os quadros do antimecanismo ou máquinas de nada, nos quais o tema central era totalmente inédito para aqueles tempos.
   
                                                         Pinturas do Dadaísmo


Ready Made

 O termo criado por Marcel Duchamp (1887 - 1968), para designar um tipo de objeto, por ele inventado, que consiste em um ou mais artigos de uso cotidiano, produzido em massa, selecionados sem critérios esteticos e expostos como obras de arte em espaços especializados (museus e galerias).
    Seu primeiro ready-made, de 1912, é uma roda de bicicleta montada sobre um banquinho. Duchamp chama esse ready-mades composto de mais um objeto de ready-mades retificados. Posteriormente expõe um escorredor de garrafas e, em sequida, um urinol invertido, assinado por R. Mutt, a que dá o titulo de Fonte, 1917.
    O ready-made é uma manifestação ainda mais radical da intenção de Marcel Duchamp de romper com a artesania da operação artística, uma vez que se trata de apropiar-se de algo que já esta feito: escolhe podrutos industriais, realizados com finalidade práticas e não artística (urinol de louça, pá, roda de bicicleta), e os eleva à categoria de obra de arte.
   O ready-made se caracteriza por uma operação de sentido que faz retornar o literário ao prblema da arte, contrariando a ênfase modernista na forma do objeto artístico.

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Arnaldo Antunes

    Arnaldo Antunes nasceu em São Paulo no dia 2 de setembro de 1960, é um músico, poeta. compositor e artista visual brasileiro.
   Em 1978 ingressou em Letras da FFLCH - USP, onde seguiria o curso de Linguistica. Arnaldo foi preso no dia 13 de novembro de 1985, juntamente com seu colega de Titãs Tony Bellotto, por porte de heroína. Ele passou 26 dias preso e foi condenado por tráfico de dogras.
   Arnaldo continuou compondo com os demais integrantes do grupo, ainda atuou como ensaísta na Folha de São Paulo, onde deixou envidente o substrato teórico que transparece no seu trabalho estético.
  No final do ano de 2007, Arnaldo lançou o seu primeiro DVD de sua carreira, o premiado Ao vivo no Estúdio.
  Umas das curiosidades de Arnaldo Antunes é que ele é compositor r intérprte da cançõa '' Lava as Mãos'', que era exibida no progama educativo Castelo Rá-Tim-Bum, que, por sua vez, é o maior sucesso de audiência da história da TV Cultura.
  Umas das músicas dele que nós já conhecemos e que é interessante é: Não Vou me Adaptar.

           Não Vou me Adaptar
 
  Eu não caibo mais nas roupas que eu cabia

  eu não encho mais a casa de alegria
  os anos se passaram enquanto eu dormia
  e quem eu queria bem me esquecia
  será que eu falei o que ninguém ouvia?
  será que eu escutei o que ninguém dizia?
  eu não vou me adaptar, me adaptar
  eu não tenho mais a cara que eu tinha
  no espelho essa cara não é minha
  é que quando eu me toquei achei tão estranho
  a minha barba estava deste tamanho
  será que eu falei o que ninguém ouvia?
  será que eu escutei o que ninguém dizia?
  eu não vou me adaptar, me adaptar