O termo criado por Marcel Duchamp (1887 - 1968), para designar um tipo de objeto, por ele inventado, que consiste em um ou mais artigos de uso cotidiano, produzido em massa, selecionados sem critérios esteticos e expostos como obras de arte em espaços especializados (museus e galerias).
Seu primeiro ready-made, de 1912, é uma roda de bicicleta montada sobre um banquinho. Duchamp chama esse ready-mades composto de mais um objeto de ready-mades retificados. Posteriormente expõe um escorredor de garrafas e, em sequida, um urinol invertido, assinado por R. Mutt, a que dá o titulo de Fonte, 1917.
O ready-made é uma manifestação ainda mais radical da intenção de Marcel Duchamp de romper com a artesania da operação artística, uma vez que se trata de apropiar-se de algo que já esta feito: escolhe podrutos industriais, realizados com finalidade práticas e não artística (urinol de louça, pá, roda de bicicleta), e os eleva à categoria de obra de arte.
O ready-made se caracteriza por uma operação de sentido que faz retornar o literário ao prblema da arte, contrariando a ênfase modernista na forma do objeto artístico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário