quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Dadaísmo

  O movimento Dadá(Dada) ou Dadaísmo foi uma vanguarda moderna iniciada em Zurique, em 1916, no chamado Cabaret Voltarie, por um grupo de escritores e artísta plásticos, dois deles desertores do serviço militar alemão e que era lederado por Tristan Tzara, Hugo Ball e Hans Arp.
    A princípio, o movimento não envolveu uma estética específica, mas talvez as formas principais da expressão dadá tenham sido o poema aleatório e o ready-made. Sua tendência extravagante e baseada no acaso serviu de base para o surgimento de inúmeros outors movimentos artístico so século XX, entre eles o Surrealismo, a Arte Conceitual, a Pop Art e o Expressionismo Abstrato.
   O fim do Dada como atividade de grupo ocorreu por volta de 1921.
   O principal problema de todas as manifestações artística estava, segundo os dadaístas, em almejar algo que era impossível: explicar o ser humano. Na esteira de todas as outras afirmações retumbantes, Tzara decreta: '' A obra de arte não deve ser a beleza em se mesma, porque a beleza está morta''.
  A pintura dadaísta foi um dos grandes mistérios da história da arte do século XX. Os pintores deste movimento, guiados ppor uma anarquia instintiva e um forte nihilismo, não hesitaram em anular as formas, técnicas e temas da pintura, tal como tinham sido entendidos até aquele momento. Um exemplo disso eram os quadros do antimecanismo ou máquinas de nada, nos quais o tema central era totalmente inédito para aqueles tempos.
   
                                                         Pinturas do Dadaísmo


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