quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Futurismo

  O futurismo é um movimento artístico e leterário, que surgiu oficialmente em 20 de fevereiro de 1909 com a publicação do Manifesto Futurista, pelo poeta italiano Filipo Marinetti, no jornal francês Le Figaro.
    Os primeiros futuristas europeus também exaltavam a guerra e a violência. O Futurismo desenvolveu-sse em todas as artes e influenciou diversos artistas que depois fundaram outros movimentos modernistas.
    A pintura Futurista foi explicitada pelo cubismo e pela abstração, mas o uso de cores vivas e contrates e a sobreposição das imagens pretendia dar a ideia de dinâmica, deformaçãoe não-materialização por que passam os objetos e o espaço quendo ocorre a ação.
   Para os artistas do futurismo os objetivos não se concluem no contorno aparente e os seus aspectos interpenetram-se continuamente a um só tempo.

                                                   Pinturas do Futurismo



        Futurismo no Brasil

   O futurista influenciou diversos artistas que depois fundaram outros movimentos modernistas, como Oswald Andrade e Anita Malfatti, que tiveram contato com o Manifesto Futurista e com Marinetti em viagens à Europa já em 1912.
   O futurismo enfraqueceu após a Primeira Guerra Mundial, mas seu espírito rumoroso e inquieto refletiu no dadaísmo, no concretismo, na tipografia moderna e no design gráfico pós-moderno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário